Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

22 Set 2023

Espetáculo Expedição Pacífico faz turnê pelo interior de São Paulo

Sessões acontecem em setembro e outubro em escolas das cidade de Nantes, Taciba, Narandiba, Maracaí, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista e Iepê, Interior de São Paulo

O lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo. O plástico descartado pelo ser humano se acumula nos oceanos causando, entre outros graves problemas, a morte de animais. Enormes ilhas de plástico ficam concentradas em pontos específicos do oceano. Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando gigantescas "ilhas de plástico". 

A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculo Expedição Pacífico, que a CIA TRUKS apresenta gratuitamente em escolas de Nantes, Taciba, Narandiba, Maracaí, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista e Iepê, no Estado de São Paulo, de 26 de setembro a 4 de outubro. O patrocínio é da Cocal, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, Pronac 204429.  Nesse espetáculo a Cia. Truks trata de fazer da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico - cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos - uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano. 

Na história, dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas.  Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas –, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras. 

Sobre o patrocínio:

A Cocal é uma empresa 100% nacional, produtora de cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica, biometano, CO2 food grade e levedura seca. Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, vem investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar. Suas áreas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no oeste do estado de São Paulo.
A Cocal está patrocinando o projeto Reciclar é Preciso, PRONAC 204429, com a peça Expedição Pacífico, da Cia. Truks, que aborda a poluição dos mares, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução. O espetáculo, destinado a crianças a partir de quatro anos, será apresentado em instituições de ensino de Nantes, Taciba, Narandiba, Maracaí, Pirapozinho, Paraguaçu Paulista e Iepê, estado de São Paulo, de 26 de setembro a 4 de outubro.

Ficha Técnica

Texto: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Operação de som e iluminação: Maria Angélica Xavier. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural. 

Nantes
Data: 26/09/2023 - Terça- feira
Horários: 10h e 14h
Local: EMEI "Prof° Jorlando Albino Pinto
End.: Rua Guarani, nº 144 , Centro - CEP: 19650-013

-------------------------------------------------------------------------------------

Taciba

Data: 27/09/2023 - Quarta-feira
Horários: 10h e 14h
Local: Anfiteatro Municipal Vera Garcia Vinha
End.: Rua Moisés Calixto, 280, Centro - CEP: 19590-000 

-------------------------------------------------------------------------------------

Narandiba

Data: 28/09/023
Horários: 10h e 14h
Local: EMEF Prof. Ineura Rodrigues de Lima
End.: Rua Maria Conceição da Silva Cassiano, Residencial São Francisco - CEP: 19220-000 - Narandiba/SP

-------------------------------------------------------------------------------------

Maracaí

Datas: 29/09/2023
Horários: 8h30, 10h e 14h 
Local: Centro Cultural Marinha Andrade Rocha
End.: Rua José Pinto da Silva, 399 - Jardim Karlos Kavan, 19840-000

-------------------------------------------------------------------------------------

Pirapozinho

Data: 02/10/23, segunda-feira
Horários: 9h e 13h e 15h 
Local: E.E. Profª Olga Yasuko Yamashita
End.: Rua Euclides da Cunha, 851, Vila Maria Zelia, CEP: 19200-000

-------------------------------------------------------------------------------------

Paraguaçu Paulista

Data: 03/10/23, terça-feira
Horários: 9h30 e 13h30
Local: Quadra Elzinha
End.: Av Siqueira Campos 129, Centro, CEP: 19700-000 

-------------------------------------------------------------------------------------

Iepê

Data: 04/10/23
Horários: 10h30 e 13h00
Local: EMEF João Antônio Rodrigues
End.: Rua Professora Maria Fermina Sacco Ricci nº 32, Centro - CEP: 19640-000

VOLTAR

ÚLTIMA NOTÍCIA

Olá! Assistimos hoje o espetáculo Última Notí­cia, no Sesc Interlagos. Gostarí­amos de parabenizá-los pelo excelente trabalho. Ficamos realmente impressionados com a qualidade da apresentação. Nosso pequeno de 5 anos ficou encantado. Chegou em casa, pegou jornais e preparou para a famí­lia um pequeno espetáculo. Depois construí­mos juntos um boneco feito de jornal. Muito obrigada por compartilharem conosco desse lindo dom. Todo nosso incentivo e admiração. Abraço carinhoso a toda trupe! ;)

DANI MARQUES - 10/03/2015

SONHATÓRIO

Olá pessoal. Fui com o nosso Centro de Educação Infantil (Max Scheidemantel) assistir o espetáculo Sonhatório no Teatro Carlos Gomes / Blumenau - SC. Muito legal!! Parabéns para todos que estavam envolvidos. Já indiquei para meus amigos levarem seus filhos. Grande abraço a todos.

Abdul Joari Lima - 07/11/2016

FIQUE VIVO

Oi. Eu adorei o seu show. Fiquei emocionada por que este show foi maravilhoso. Obrigada e parabéns. Sofia 6 anos

Sofia Solano - 09/08/2014

POR UMA ESTRELA

Estivemos hoje assistindo o espetáculo Por uma estrela e gotarí­amos de registrar nosso encantamento. Meu marido foi ontem com nossa filha e eu não pude acompanhar. Ele chegou em casa dizendo que eu TINHA que ver. E realmente ele estava com a razão. A capacidade de transmitir emoção através de um boneco manipulado ao mesmo tempo por três pessoas é tocante. Acho que nós e as crianças vamos sonhar com estes personagens sem voz e sem nome por muitas noites quando olharmos as estrelas! Obrigada

Monalisa Lins - 19/12/2012

SONHATÓRIO

Depois de hoje, minha semana começa melhor! ESPETíCULO: SONHATÓRIO. Simplesmente encantador. Uma mensagem atual e divertida. Por que nos preocuparmos tanto se o melhor remédio para a saúde é SER FELIZ!!! Obrigada pela linda mensagem!! RECOMENDADíSSIMO!!!

Luciana Gomes C Centini - 07/04/2013

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.