A imprensa comenta
"...O espetáculo Vovô nos encantou com um enredo que resgata a oralidade, a memória, os laços de afetividade e a continuidade da vida em outras vidas, a história do próprio tempo. Tecnicamente, o grupo está de parabéns mas, felizmente, a técnica apenas se escondeu atrás da fantasia, do sonho e do encantamento. Esses paulistas são manipuladores diretos de nossa fantasia, e como é bom se deixar manipular por eles..."
JÓRIA LIMA - NO SITE "SENHORA K", DE BELO HORIZONTE - MG - 13/06/2003
"... Com simplicidade, delicadeza e a devida dose de poesia, capaz de envolver o público adulto ou infantil, a Cia. Truks mostra que, para se contar uma boa história, basta deixar correr solta a fantasia. Além de bonecos e atores, efeitos como desenhos fosforescentes que servem para resumir a história valorizam a capacidade de síntese de um espetáculo já sintético e muito bem amarrado..."
CLARA ARREGUY - O ESTADO DE MINAS - 03/06/2003
"... Desde 1990, a Cia. Truks tem encantado gente de todas as idades com sua arte bonequeira. A diversos e cativantes espetáculos, junta-se agora mais um, Vovô. A peça reverencia imigrantes europeus estabelecidos no Brasil... Os movimentos dos bonecos são tão precisos, realistas e humanos, que o público quase se esquece da existência de pessoas atrás deles..."
ANA PAULA BUCHALLA - REVISTA VEJA SP - 03/09/2002
"... Vovô acerta no humor, na precisão técnica dos recursos de animação e na inteligência do texto sobre uma família que vem da Europa e ajuda a fazer a história do Brasil... A peça privilegia temas fundamentais para a formação psicológica das crianças, como a força inevitável da passagem do tempo e a necessidade de se transmitir histórias de geração a geração... Há no final um resumo das cenas, que acontece em outra linguagem, complementar à que foi apresentada - isso significa mostrar ao público mirim as variações possíveis dentro das linguagens artísticas. Isso é de uma riqueza sem valor estimado para a formação de público... O final, bem, o final é muito bem arquitetado. É ver para crer. A Truks mais uma vez não quis ser fácil. Emociona profundamente, só que de forma diferente da esperada. A morte está ali, naquele final surpreendente, mas em forma de vida, porque afinal, não existe uma sem a outra, e as crianças precisam lidar com isso para tornarem-se seres humanos completos. Vá aprender sobre vida e morte com Vovô, da Cia. Truks..."
DIB CARNEIRO NETO - O ESTADO DE SÃO PAULO - 30/08/2002
"...No Festival de Teatro de Bonecos de Canela, os grupos internacionais surpreendem quando mostram técnicas e produções inovadoras. Mas os espetáculos brasileiros os superam, de longe, em emoção. Prova disso foi a peça Vovô, da Cia. Truks, de São Paulo. Os brasileiros fizeram bonito, ao nos fazer chorar de emoção.."
JORNAL ZERO HORA - RS - 09/06/2000
FICHA TÉCNICA
TEXTO e DIREÇÃO:
HENRIQUE SITCHIN
CONFECÇÃO DE BONECOS, CENÁRIOS E OBJETOS DE CENA:
HENRIQUE SITCHIN, VERÔNICA GERCHMAN, MARLI HATUM, CLAUDEMIR SANTANA, CASSIA DOMINGUES E SANDRA LESSA
FIGURINOS DOS BONECOS:
VALÉRIA PERUSSO E VERÔNICA GERCHMAN
TRILHA SONORA E ILUMINAÇÃO:
HENRIQUE SITCHIN
ELENCO:
AGUINALDO RODRIGUES, BIANCA MUNIZ, DRIELY PALÁCIO, HENRIQUE SITCHIN E THAÍS ROSSI
OPERAÇÃO DE SOM E ILUMINAÇÃO:
JOÃO SANTIAGO