A imprensa comenta
"Com uma longa trajetória de grandes sucessos, verdadeiras delicadezas cênicas para crianças de 0 a 90 anos, a Cia. Truks de Animação está nos proporcionando mais uma pérola. O nome da peça é ‘Última Notícia’... No formato dramatúrgico de “jornada do herói”, o espetáculo conta a história de um menino que mergulha literalmente nas páginas de um jornal e sai pelo mundo, em grandes aventuras, enquanto seu pai, como um detetive obstinado, segue suas pistas (como as pisadas no chão) para encontrar o filho a todo custo. E o menino não dá moleza: um dia está no espaço sideral, em outro está no fundo do mar (e dentro da barriga de uma baleia), em outro vai para o tempo dos dinossauros, e assim por diante. Metáforas não faltam o tempo todo, pois a Truks sempre nos oferece várias camadas de interpretação de seus enredos aparentemente simples e lineares.
Há sutilezas muito bem pensadas, como quando o dragão filhote grita pelo pai, pouco antes de o menino protagonista também gritar: Papai! O dragãozinho prepara o clima para o desfecho entre pai e filho, numa jogada esperta da dramaturgia. É lindo também quando o menino inverte de posição com o pai, vestindo a mesma roupa de detetive. Há nesse recurso simples um mundo imenso de significados e sugestões, sobretudo sobre a passagem do tempo e as alternâncias de papel que a gente encara pela vida afora.
Incrível é observar o quanto os atores-manipuladores da Truks estão descobrindo a cada novo espetáculo as infinitas possibilidades de interpretar enquanto manipulam tecnicamente os bonecos (aqui, todos feitos de papel jornal, para combinar com o enredo). Há um limite preciso e precioso entre essas duas tarefas, para que as interpretações dos manipuladores sejam potentes e criativas, mas não a ponto de quebrarem a magia e o encantamento de dar vida aos bonecos. É necessário cuidar minuciosamente dessa dosagem – e o grupo consegue com louvor. O diretor Sitchin nunca deixa de criar soluções encantadoramente simples para determinadas situações do enredo. A poesia de sua direção nunca perde a mão. Desta vez, é impossível não se emocionar com a singeleza de pedir à plateia que ajude a soprar bem forte, para que o balão do menino possa subir. É um momento interativo de grande poesia, o que é raro em outros encenadores, que acham que interação é gritaria".
DIB CARNEIRO NETO - REVISTA CRESCER - 11/07/2014
“Com bonecos, folhas de jornal, luzes e sombras, os atores-manipuladores da Cia. Truks apresentam uma singela e emocionante história. O clima de suspense marca o começo da encenação. Como numa brincadeira de esconde-esconde, um detetive e um menino (feito de papel) são transportados para um mundo de sonhos. Lá, o garoto se perde entre dinossauros, salva uma princesa do dragão e chega a ser engolido por uma baleia. Cenas poéticas envolvem as crianças, como quando o rapazinho consegue voar de balão com a ajuda do sopro da plateia. Se no desenrolar da trama os pequenos ficam vidrados nas incríveis aventuras, é no desfecho, revelado por uma manchete de jornal, que os pais são laçados de vez — alguns chegam às lágrimas”.
BRUNA RIBEIRO – REVISTA VEJA SP - 14/06/2014
FICHA TÉCNICA
Concepção Geral, Texto e Direção:
HENRIQUE SITCHIN
Elenco:
AGUINALDO RODRIGUES
BIANCA MUNIZ
DRIELY PALÁCIO
THAÍS ROSSI
JOÃO SANTIAGO
Criação e Confecção de Cenografia
Adereços e Bonecos:
DALMIR ROGÉRIO PEREIRA, HELDER PARRA, LUCIANA SEMENSATTO,
PRISCILA CASTRO, ANGÉLICA PRIOSTE, JOÃO SANTIAGO,
JORGE MIYASHIRO e HENRIQUE SITCHIN
Trilha Sonora:
HENRIQUE SITCHIN
Iluminação:
JOÃO SANTIAGO, HELDER PARRA E HENRIQUE SITCHIN
Operação de som e Iluminação:
STEFANY ARAÚJO