Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

09 Jun 2023

Cia Truks leva espetáculo “Isso é Coisa de Criança” e oficinas gratuitas para escolas de Santa Catarina

Espetáculo infantil fará 30 apresentações entre São Francisco do Sul e Joinville

Crianças são poetas! Quem faz a afirmação é a CIA TRUKS que, a partir de oficinas realizadas com centenas de pequenos, concebeu Isso é Coisa de Criança, peça que será apresentada de 12 a 30 de junho em escolas públicas de São Francisco do Sul e Joinville, em Santa Catarina. A montagem emociona com histórias e imagens incríveis saídas da imaginação infantil, repletas da mais pura poesia. O projeto é patrocinado pela ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal. 
Isso é Coisa de Criança nasceu da vontade da companhia de criar uma peça que fosse feita apenas e tão somente a partir de cenas criadas por crianças. O projeto, de mesmo nome, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo. Após dezenas de oficinas para crianças de vários centros de acolhimento, o espetáculo foi concebido com o objetivo de materializar as ideias e imagens criadas por elas em seus exercícios cênicos.

Estarão em palco o bule que produz o suco que a imaginação mandar, um balé de peixes sapatos, o menino que pulava até as nuvens, entre tantas outras bonitas propostas das crianças, que resultam em cenas incríveis, pela sua riqueza criativa, cheias de humor e poesia

Oficinas

O grupo também irá realizar seis oficinas gratuitas, sendo quatro em Joinville e duas em São Francisco do Sul. Essas oficinas têm como objetivo compartilhar o processo de trabalho do espetáculo "Isso é Coisa de Criança". Destinadas a educadores e pessoas interessadas na arte, as oficinas proporcionarão um amplo instrumental para que os participantes possam multiplicar o projeto em suas próprias cidades.

Durante a oficina, os participantes serão presenteados com um exemplar do livro da cia e vivenciaram o "jogar" em cena com objetos de uso diário. A proposta é criar situações e enredos ora poéticos, ora divertidos, utilizando-se da criatividade e originalidade presentes no universo infantil. Por meio de provocações criativas, os participantes serão incentivados a extrair suas fantasias, resoluções criativas para conflitos e novas formas de uso de linguagens, resultando na criação de suas próprias cenas. Tudo isso será realizado em um clima de jogo e brincadeira, para que possam aplicar essa vivência posteriormente em suas atividades com alunos ou grupos teatrais.

A duração de cada oficina será de aproximadamente duas horas. Para mais informações sobre horários e inscrições, entre em contato através do e-mail: truks@uol.com.br


Sobre o patrocínio

A ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal, patrocina o projeto Isso é Coisa de Criança - Pronac 191374, da Cia. Truks, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.


Ficha Técnica

Direção e Coordenação geral do projeto: Henrique Sitchin.
Roteiro e Cenografia: Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas.
Trilha Sonora: Henrique Sitchin e Aguinaldo Rodrigues.
Elenco: Aguinaldo Rodrigues, Gabriel Sitchin, Thais Rossi e Rogério Uchoas.
Confecção de bonecos, cenografia e efeitos especiais: Mateus Bonassa, José Valdir Albuquerque, Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas.
Produção: Sendero Cultural | Adryela Rodrigues.

Serviço

Espetáculo: Isso é Coisa de Criança + oficinas. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre para todos os públicos. Em São Francisco do Sul  e Joinville, Santa Catarina. 30 apresentações (sendo 10 em São Francisco do Sul e 20 em Joinville). De 12 a 30 de junho. Patrocinador: ArcelorMittal.

VOLTAR

SONHATÓRIO

Olá, assisti hoje ao espetáculo Sonhatório. Eu e minha filha. Muito obrigado por acrescentar tanto ao diálogo com ela, e também a toda a incursão que tento fazer com ela pelo mundo encantado da imaginação. Me emocionei muito e pelo que pude notar, essa peça pega muito as crianças, coloca-as em contato com coisas internas muito bonitas. Bem, obrigado e parabéns.

Danilo Sanches - 17/09/2012

SONHATÓRIO

Olá, maravilhoso os espetáculo Sonhatório! Assisti no Fenatib em Blumenau. Peça generosa, inteligente, excelente para crianças... e especialmente para adultos! A receita médica é infalível. Muito obrigado!

Luciano - 11/11/2016

CONSTRUTÓRIO

Excelente espetáculo! Assisti Construtório com minha familia no Sesc Santo André e foi surpreendente. Minha filha de 7 anos amou, demos muitas risadas. Obrigada por nos proporcionar essa diversão tão saudavel.

Solange Nascimento - 22/09/2014

POR UMA ESTRELA

Assisti ao espetáculo no SESC S.J.C. com minha filha de 10 anos. Amamos. Parabéns!!! Já havia assistido a várias peças infantis, mas essa foi uma das melhores. Muito inteligente o humor de vcs. Parabéns!! Espero voltar a assistir mais espetáculos dessa CIA.

Stella M Sales - 26/04/2016

OS VIZINHOS

Olá Pessoal! Vim em nome dos alunos de Teatro do Sesc Rio- são João de Meriti parabenizá-los pelo lindo espetáculo de ontem, completando com a oficina de Bonecos. Foi lindo demais, muito prazeroso aprender um pouquinho com vocês, queremos muito que vocês voltem logo, Já estamos com saudades! Grande Beijo a todos. 💙💙💙

Angélica Sant'Anna - 27/05/2015

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.