Espetáculos

Conheça cada detalhe de todos os nossos espetáculos

E SE AS HISTÓRIAS FOSSEM DIFERENTES?

Aqui a Cia Truks utiliza uma técnica absolutamente inusitada para fazer do espetáculo uma divertida brincadeira: trata-se da utilização de um interessante recurso técnico que mistura bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena.  Um ator tem, à sua frente, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas. Conforme a história se desenrola, ele monta cenários, desenha personagens e situações que, por meio de uma câmara de vídeo, colocada sobre a mesa, são lançadas, por um projetor, em um telão onde, por sua vez, surgem figuras – bonecos de sombras, a interagir com as imagens projetadas. É contada uma bonita e tocante história que fala da tão necessária aceitação das diferenças.

A Imprensa comenta

 

"Com uma diversidade de vozes impressionante, Sitchin faz crianças e adultos rirem...
...A história ironiza valores com os quais os seres humanos estão permanentemente preocupados: o de corresponder aos padrões sociais que lhes são exigidos". Avaliação: ótimo.

MÕNICA RODRIGUES DA COSTA - Jornal Folha de SP - 20/06/2008

 

"Impressiona a velocidade com que Sitchin muda de charges sem deixar a plateia confusa. De forma muito criativa, a peça explora as possibilidades do vídeo. Munido de lápis coloridos e papéis, o hábil narrador desenha seus companheiros de cena. Uma câmera capta as imagens e transmite a irresistível brincadeira em um telão."

HELENA GALANTE - Revista Veja - SP - 14/06/2008

FICHA TÉCNICA

 

TEXTO, DIREÇÃO E CENOGRAFIA:


HENRIQUE SITCHIN

 

ELENCO:


HENRIQUE SITCHIN e GABRIEL SITCHIN

 

CRIAÇÃO E ANIMAÇÃO DAS FIGURAS EM SOMBRAS:
 

VALTER VALVERDE

 

ILUMINAÇÃO E TRILHA SONORA:
 

HENRIQUE SITCHIN

EXPEDIÇÃO PACÍFICO

Dia 24/01, 15:00 horas, começava um espetáculo que me surpreendeu absurdamente: "Expedição Pacífico" (no Festival Em janeiro teatro pra criança é o maior barato, em São José do Rio Preto, SP). Quanta delicadeza, quanta informação, quanta realidade sem que nenhuma palavra tivesse de ser dita. Minha filha, Luisa, tem apenas 6 anos e se impressionou com a peça. Primeiro por não haver falas, segundo porque os personagens estavam com fome e não tinham o que comer, depois com a magia da imaginação que transformava plástico em quase tudo o que se queria. Riu com a galinha, maravilhou-se com a bailarina, surpreendeu-se com outros animais e desesperou-se com a gaivota coberta de óleo. Sim, desesperou-se, chorou e não conseguia entender por que estavam sujando o oceano. Mais ao fim do espetáculo, quando a esperança havia brotado da semente e os personagens estavam finalmente felizes embaixo da árvore, veio um mar de lixo e ela voltou a chorar e a não querer ver uma montanha de plástico se formar no oceano. Conheço minha filha, ela chorava mesmo, não era exagero dela. De repente, tudo o que sempre conversamos sobre a necessidade de preservar a natureza, de reciclar e de não consumir tanto passou a fazer sentido para ela, pois até então era algo distante dela, um discurso somente. "Expedição Pacífico" foi um choque de realidade que mostrou ser verdade tudo o que eu e o pai dela falávamos. E ela entendeu, mas creio que também se sentiu impotente, porque viu que o lixo era muito. Terminada a peça, fomos tirar fotos com os atores (Gabriel e Rogério) e ela ainda chorava. O que posso dizer? Os dois foram muito carinhosos com a Luisa, consolaram-na e disseram que é possível fazer algo, que se cada um fizer sua parte, a poluição vai acabar. Depois da conversa, ela se acalmou, mas reforcei a ideia de que os personagens não tinham nem mesmo o que comer e que sofriam por conta do consumismo de todas as outras pessoas, que para eles sobrava apenas o lixo, mas que plástico não se come. Falei sobre dividir e ela, que comia um lanchinho, olhou para a comida e disse: "Devia ter divido com eles, eles ainda estão com fome". Parabenizo pelo lindo trabalho, nós amamos.

Cristiane (mãe da Luisa de São José do Rio Preto) - 27/01/2017

SONHATÓRIO

Olá pessoal, eu e meu filho Guilherme de 6 anos, adoramos quando tem peça em Campinas no Sesc, rimos muito e também nos emocionamos com a forma que conseguem expressar a familia, a importância da família para nossos pequenos, isso é incrível!!! Acreditem meu filho de 6 anos fica emocionado junto comigo, ontem fomos o prestigiar o sonhatório o máximo, tudo, porém quando a receita é brincar e brincar é emocionante! Parabéns e super indico a todas as idades!! abraço até breve

Mariana Pires - 01/05/2017

ISSO É COISA DE CRIANÇA

Olá! Esta mensagem é para parabenizar a Cia Truks pelo belo espetáculo "Isso é coisa de criança". Se me permitem, segue um breve relato. Neste dia de hoje, amanheci com um sentimento de certa exaustão e desmotivação por uma série de motivos. Fui ao teatro sem grande expectativa, mas com o desejo de superar esses sentimentos e me divertir com minha família. A história da peça me emocionou desde o início com os dizeres: "se vocês (adultos) não entenderem, peçam ajuda da criança ao lado ou perguntem à criança dentro de vcs escondida em alguma caixa". Acho que foi mais ou menos isso. Imaginação! Essa palavra ficou gravada dentro de mim! Um sapato de salto alto pode ser muito mais que um sapato de salto alto! Fez-me pensar sobre lidar com os problemas com imaginação, ao invés de frustração, apenas. Mais do que isso, sinto que a peça mexeu com algo guardado - talvez escondido - dentro de alguma caixa na minha alma... e isso foi bom! Gostaria que soubessem da importância e valor do trabalho de vocês. Ele pode ir muito além da imaginação. Obrigado e parabéns pela versatilidade e competência em cena! Abraço, Prof. Dr. Alexandre Fachini Psicólogo Clínico (CRP 06/76961) Doutor em Saúde Mental (USP) fone: (16) 98136-9426 lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706464Y9

Prof. Dr. Alexandre Fachini - 18/04/2018

SONHATÓRIO

Adorei o espetáculo: Sonhatório, apresentado no Sesi - Santos. Gostaria de parabenizar a todos da CIA Truks pela bela apresentação. Fiquei emocionada em alguns momentos da apresentação e quando subi ao palco. Vcs transmitiram uma linda mensagem. Poder participar deste momento foi maravilhoso, mágico. Que possamos ser sonhadores de um mundo melhor.Brincar será sempre um ótimo remédio para nossa vida. Vou recomendar a todos os meus amigos.Obrigada pela oportunidade de conhece-los Carlos 27/08/215

carlos eduardo - 27/08/2015

CIDADE AZUL

Assisti a dois trabalhos da Cia Truks: O senhor dos sonhos e Cidade azul. Gostei muito do estilo do trabalho, no qual identifiquei histórias com sequência lógica, de entendimento fácil, direcionadas ao público infantil, com ótima manipulação dos bonecos, efeitos visuais muito bons, interação com o público e mensagens excelentes para a formação do caráter das crianças, inclusive, no que diz respeito a questíµes raciais. O que considerei inovação, face aos trabalhos que já assisti, foi a interação dos personagens com os manipuladores, muito bom!

Luiz Antí´nio - 25/01/2016

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.