Cursos e Oficinas

Aprenda com a gente: Nossa metodologia de trabalho

O Teatro de Animação é essencialmente caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público.

Definimos este como “o teatro da matéria”. A “coisa” irá substituir o ator de carne e osso em seu discurso dramático. Poderá ser algo que recebe vida, através da ação do ator, ou então algo elevado à condição de forte símbolo na cena teatral.

Nessa característica específica, e extremamente interessante ao universo das artes cênicas, que nos centramos ao longo da oficina. Não se trata, portanto, de um curso que segue os caminhos convencionais do estudo da dramaturgia universal, mas, sim, se concentra nas possibilidades expressivas (e desafiadoras) das imagens, dos objetos, das figuras, dos bonecos e dos materiais, como agentes da concepção dramatúrgica.

Almejamos, assim, oferecer aos participantes não somente um amplo entendimento das possibilidades expressivas do Teatro de Animação enquanto linguagem cênica específica, extremamente rica em imagens e significados, como, sobretudo, aparelhá-los para um início de processo de criação de um espetáculo a partir do estudo aprofundado das ricas possibilidades de desenvolvimento de uma dramaturgia particular a essa forma de arte.

A OFICINA SERÁ DIVIDIDA EM 3 MÓDULOS:

1) ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO

- Características que definem o Teatro de Animação tal qual o teatro da matéria – da coisa, do objeto, da figura, da forma e do boneco animado.
- Características que diferenciam o Teatro de Animação do “Teatro de Atores de Carne e Osso”.
- Possibilidades cênicas do Teatro de Animação – Técnicas e formas de expressão.
- O Teatro de Animação enquanto Poesia da Matéria. 
- O Teatro de Animação enquanto proposta de vanguarda nas artes cênicas.

2) EXPERIMENTOS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM DISPARADORA 1 – DA IDEIA PARA A MATÉRIA E DA MATÉRIA PARA A IDEIA.

- Exercícios diversos de aproximação do Teatro de Animação com o universo da poesia, como instrumento da criação de ideias e imagens “disparadoras” do processo de criação. Como temas ou simples e desconexas ideias podem se transformar em roteiros completos de um espetáculo teatral.
- Exercícios de investigação de coisas e materiais. A construção de metáforas visuais com imagens, objetos e ou experimentações. Como uma imagem pode ser a disparadora do desenvolvimento de um roteiro teatral.
- Estudos da Dramaturgia Convencional: a construção do personagem e as estruturas da narrativa – a elaboração dos conflitos e soluções cênicas.

3) DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARTICULARES DE TRABALHO – A CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DE UMA POÉTICA VERDADEIRA AO ARTISTA CRIADOR.

SONHATÓRIO

Sensacional! Foi a melhor peça que já assisti! Parabéns pelo maravilhoso trabalho em Sonhatório no Fenatib!

Denise Loffhagen - 07/11/2016

ZOO-ILÓGICO

Conheci a Cia Truks por acaso. Todo fds procuro levar meus filho í  um programa cultural. Cheguei a livraria Monteiro Lobato sem nenhuma expectativaminha ignorancia). E saí­mos adultos e crianças) encantados!! mais do que isso, emocionados com o espetáculo zoo-ilógico. Quanta criatividade e poesia!!!! A unica coisa que meus filhos queriam...era saber quando voltarí­amos. E voltamos! assistimos ontem ao sonhatório. E mais uma vez, saí­ arrepiada e emocionada!! Parabens pelo lindo trabalho que fazem para crianças e adultos!!! Camila

camila - 25/03/2015

EXPEDIÇÃO PACÍFICO

Dia 24/01, 15:00 horas, começava um espetáculo que me surpreendeu absurdamente: "Expedição Pacífico" (no Festival Em janeiro teatro pra criança é o maior barato, em São José do Rio Preto, SP). Quanta delicadeza, quanta informação, quanta realidade sem que nenhuma palavra tivesse de ser dita. Minha filha, Luisa, tem apenas 6 anos e se impressionou com a peça. Primeiro por não haver falas, segundo porque os personagens estavam com fome e não tinham o que comer, depois com a magia da imaginação que transformava plástico em quase tudo o que se queria. Riu com a galinha, maravilhou-se com a bailarina, surpreendeu-se com outros animais e desesperou-se com a gaivota coberta de óleo. Sim, desesperou-se, chorou e não conseguia entender por que estavam sujando o oceano. Mais ao fim do espetáculo, quando a esperança havia brotado da semente e os personagens estavam finalmente felizes embaixo da árvore, veio um mar de lixo e ela voltou a chorar e a não querer ver uma montanha de plástico se formar no oceano. Conheço minha filha, ela chorava mesmo, não era exagero dela. De repente, tudo o que sempre conversamos sobre a necessidade de preservar a natureza, de reciclar e de não consumir tanto passou a fazer sentido para ela, pois até então era algo distante dela, um discurso somente. "Expedição Pacífico" foi um choque de realidade que mostrou ser verdade tudo o que eu e o pai dela falávamos. E ela entendeu, mas creio que também se sentiu impotente, porque viu que o lixo era muito. Terminada a peça, fomos tirar fotos com os atores (Gabriel e Rogério) e ela ainda chorava. O que posso dizer? Os dois foram muito carinhosos com a Luisa, consolaram-na e disseram que é possível fazer algo, que se cada um fizer sua parte, a poluição vai acabar. Depois da conversa, ela se acalmou, mas reforcei a ideia de que os personagens não tinham nem mesmo o que comer e que sofriam por conta do consumismo de todas as outras pessoas, que para eles sobrava apenas o lixo, mas que plástico não se come. Falei sobre dividir e ela, que comia um lanchinho, olhou para a comida e disse: "Devia ter divido com eles, eles ainda estão com fome". Parabenizo pelo lindo trabalho, nós amamos.

Cristiane (mãe da Luisa de São José do Rio Preto) - 27/01/2017

OS VIZINHOS

Oi galera estive com meus filhos na peça sonhatório, em Blumenau, no Fenatib, e nós saímos de lá muito felizes pois a peça foi incrível! Divertida e com uma linda mensagem! Parabéns pelo trabalho

Priscila - 08/11/2016

SONHATÓRIO

Boa noite! Hoje, no Sesc de Sao Jose dos Campos, tive a satisfação, o prazersei como me expressar) de conhecer a Cia Truks, com a peça Sonhatório. Que trabalho MARAVILHOSO!!! Quanta criatividade, quanta diversão. não sei quem ria mais, se eram as crianças ou os adultos, apesar de a peça ser direcionada para as crianças. Acho que parabéns seria pouco para dizer a voces... Tudo, sem exceção de nada, muuuuito bom. Desejo sucesso, reconhecimento e que vocês nao parem nunca com esse trabalhoengraçado, e acredito que sério ao mesmo tempo, devido a qualidade do trabalho). Podia escrever muuuito mais para falar bem de voces... mas para finalizar, agradeço por voces terem proporcionado a mim, a minha míe e ao meu sobrinho de 4 anos, uma tarde mais que especial. Tenho certeza que isso ficará registrado de uma forma muito gostosa na cabecinha dele, que saiu falando que a tarde foi muito divertida!!!! Muití­ssimo obrigado e um super parabéns a todos os envolvidos e principalmente para os artistas. Espero, de coração que chegue até eles esse recadinho que deixo aqui com muito carinho. Andrea

Andrea Regina Vidal Costa - 05/08/2014

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.